domingo, 29 de maio de 2011

QUEM SOMOS

A Articulação da Juventude Salesiana (AJS) é uma rede de apoio mútuo e articulação entre os variados grupos de jovens, que se identificam com a espiritualidade juvenil salesiana e querem vivê-la. É um trabalho conjunto dos Salesianos de Dom Bosco (SDB), Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), de toda Família Salesiana e da juventude.

UM POUCO DE HISTÓRIA
Na origem da história salesiana, em nossa tradição, encontramos o amor de predileção de Dom Bosco e Maria Mazzarello pela juventude pobre e atenção às classes populares. Eles deixaram como missão para seus seguidores, trabalhar pela educação e evangelização da juventude, sobretudo aquela que se encontra em maior situação de perigo. Na fidelidade à esta trdição, nasceu na Europa o Movimento Juvenil Salesiano - MJS. No Brasil ele adquiriu o nome de Articulação da Juventude Salesiana - AJS.
Não se trata apenas de troca de nomes. A história da pastoral juvenil no Brasil nos mostra a existência de alguns movimentos juvenis. Os movimentos possuem estrutura organizativa, metodologia de ação, espiritualidade sustentadora bastante diferente daquelas da Articulação da Juventude Salesiana. Então, para se evitar a identificação da AJS como um movimento juvenil a mais, preferiu-se chamá-lo de Articulação da Juventude Salesiana - AJS.



O QUE É AJS?

A Articulação da Juventude Salesiana (AJS) é uma rede de apoio mútuo e articulação entre os variados grupos de jovens, que se identificam com a espiritualidade juvenil salesiana e querem vivê-la. É um trabalho conjunto dos Salesianos de Dom Bosco (SDB), Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), de toda Família Salesiana e da juventude.

CARACTERÍSTICAS DA AJS
É uma proposta de articulação de grupos autônomos, que têm organização, metodologia e objetivos próprios. Está em sintonia com as orientações da Pastoral da Juventude da Igreja do Brasil (PJB) e insere-se nas iniciativas da Pastoral da Juventude Local. Tem como inspiração sustentadora os valores e crenças da espiritualidade juvenil salesiana. Possui uma estrutura de organização que busca combinar a animação orgânica (em nível nacional, regional, local) com a autonomia de cada grupo. Os níveis da estrutura organizativa podem variar segundo necessidades e peculiaridades locais e/ou regionais.

O QUE SE QUER COM A AJS?
Dentre os muitos fatores positivos da experiência associativa, já apresentados, esperamos proporcionar aos grupos e jovens que integram a AJS:

• experiência dos valores da espiritualidade salesiana, conhecimento de Dom Bosco e de Maria Mazzarello, vivência das crenças e valores salesianos;
• um processo de crescimento humano e de formação da fé cristã com caráter educativo e missionário;
• um itinerário de formação desenvolvido dentro do grupo;
• vivência das relações interpessoais e intergrupais, valorizando a diversidade e a identidade de cada um;
• desenvolvimento de um processo organizativo pautado na participação e envolvimento dos jovens, leigos adultos e toda a Família Salesiana;
• desenvolvimento de sua potencialidades pessoais, suas convicções e valores;
• oportunidade de inserção do jovem como membro ativo e atuante em seu ambiente, engajando-se em ações sociais, religiosas, de cidadania... dedicando parte de seu tempo à vivência de um ideal, em favor do bem comum.
Aos SDB, FMA e demais membros da Família Salesiana
• ampliação da ação conjunta de toda a Família Salesiana a serviço dos jovens e das classes populares;
• crescimento na convicção de que é junto com os jovens que devemos estar para sermos fiéis a Dom Bosco e a Maria Mazzarello, em sua intuição carismática, em seu empenho apostólico e em sua criatividade educativa.

QUEM PODE PARTICIPAR DA AJS
A condição básica para um grupo pertencer à AJS é identificar-se com a espiritualidade juvenil salesiana. O grupo, então, não precisa pertencer a uma casa a uma casa salesiana, mas precisa ter vivo estes cincos critérios:
• eu nasci para ser feliz: amo a vida, valorizo-a e cuido dela;
• eu tenho um amigo: Jesus Cristo, filho de Maria. Ela é a minha referência;
• eu tenho uma família: a Igreja, comunidade que partilha a fé, a esperança e o amor;
• eu tenho um tesouro: a Eucaristia e a Reconciliação, sinais visíveis do Amor de Deus por nós;
• eu tenho um futuro: eu vim para SERVIR, “porque o Senhor nos colocou no mundo para os outros” (Dom Bosco).

COMUNIQUE-SE!

Olá amigos leitores do nosso Blog Comunique-se Online. Seja bem vindo a nossa página! Aqui você vai poder acompanhar nossas atividades do grupo e de toda AJS Novo Lar. Entre em contato conosco,sugira,deixe seu recado. desde já agradecemos sua visita


Comunique-se Online

Jeito jovem de comunicar a vida!