quinta-feira, 16 de junho de 2011

EDUCADORES

 Nas escolas salesianas o educador tem uma missão muito maior do que apenas cumprir tarefas ou ensinar conteúdos. Ele deve ser presença constante ao lado do jovem, demonstrando um interesse verdadeiro pelo educando. O educador salesiano é aquele que ensina, com o próprio exemplo, a sabedoria, a alegria, o amor e a espiritualidade. Ele é o amigo que estende a mão e que ajuda crianças e adolescentes a vencerem os desafios da vida. É o que Dom Bosco chamava de assistência-presença.


Assistência-presença


A assistência-presença existe quando o educador passa a ser parte da vida do jovem e vice-versa. Por esse motivo, nas escolas, obras sociais, paróquia e outras comunidades salesianas, o educador está em todos os ambientes, da portaria à diretoria, da sala de aula ao setor de limpeza, enfim, qualquer ocasião e espaço é uma oportunidade de crescimento para crianças e adolescentes e, por que não, para os educadores.



Como foi Dom Bosco para os jovens da sua época, o educador Salesiano é para os jovens de hoje uma referência em valores e atitudes.
O entusiasmo e o otimismo são características fundamentais do educador.
A presença junto ao educando, a abertura ao diálogo e a capacidade de fazer-se amar, são atitudes básicas para adquirir confiança, ou seja, “ganhar o coração dos jovens” e a partir daí, estabelecer uma relação de confiança mútua.

A capacidade de transformar o pátio num ambiente privilegiado de educação ajuda o educador a fazer a chamada Assistência Presença. O pátio, por ser um ambiente informal, faz com que o educando se mostre tal como é. E é nesse momento que, através da proximidade e da reciprocidade, se conhece o educando e se torna possível educá-lo aplicando o que se chama amor educativo.


O educador salesiano, além de criar elos entre o aluno e o conhecimento, tem a missão de abrir janelas para a vida. Ele tem a capacidade de se fazer presente no cotidiano do aluno de forma significativa. Para isso, apresenta-se para o educando, sem imposição, como uma referência em valores e atitudes.

O nosso educador sabe que os valores são incorporados por meio da experiência e da reflexão. Ele é um entusiasta da Pedagogia de Dom Bosco, que valoriza tanto a prática quanto o embasamento teórico.

As crianças e os adolescentes vivem uma fase em que a dúvida e a busca são constantes e tendem a agir para depois refletirem sobre suas ações. Por isso, o educador salesiano cria espaços para que o jovem experimente situações que lhe encaminhem para as escolhas certas. Aquelas opções racionais, norteadas por bons valores, que permitem a construção de uma vida repleta de sonhos e realizações.

Pela “assistência-presença”, a interação entre educador e educando é mais estreita, enriquecendo ambos, mas também é um desafio aos mestres. É preciso que estes estejam bem preparados para as novas demandas que a dinâmica própria dos jovens exige. Esse é um dos principais motivos de a escola salesiana investir na formação contínua de seus educadores.

Para conhecer mais

PAULA, Pe. Antônio Pacheco de. Salesianidade. Brasília: Cisbrasil-CIB, 2008. (Literatura Salesiana, 1)













COMUNIQUE-SE!

Olá amigos leitores do nosso Blog Comunique-se Online. Seja bem vindo a nossa página! Aqui você vai poder acompanhar nossas atividades do grupo e de toda AJS Novo Lar. Entre em contato conosco,sugira,deixe seu recado. desde já agradecemos sua visita


Comunique-se Online

Jeito jovem de comunicar a vida!