Assistência-presença
O entusiasmo e o otimismo são características fundamentais do educador.
A presença junto ao educando, a abertura ao diálogo e a capacidade de fazer-se amar, são atitudes básicas para adquirir confiança, ou seja, “ganhar o coração dos jovens” e a partir daí, estabelecer uma relação de confiança mútua.
A capacidade de transformar o pátio num ambiente privilegiado de educação ajuda o educador a fazer a chamada Assistência Presença. O pátio, por ser um ambiente informal, faz com que o educando se mostre tal como é. E é nesse momento que, através da proximidade e da reciprocidade, se conhece o educando e se torna possível educá-lo aplicando o que se chama amor educativo.
As crianças e os adolescentes vivem uma fase em que a dúvida e a busca são constantes e tendem a agir para depois refletirem sobre suas ações. Por isso, o educador salesiano cria espaços para que o jovem experimente situações que lhe encaminhem para as escolhas certas. Aquelas opções racionais, norteadas por bons valores, que permitem a construção de uma vida repleta de sonhos e realizações.
Pela “assistência-presença”, a interação entre educador e educando é mais estreita, enriquecendo ambos, mas também é um desafio aos mestres. É preciso que estes estejam bem preparados para as novas demandas que a dinâmica própria dos jovens exige. Esse é um dos principais motivos de a escola salesiana investir na formação contínua de seus educadores.
Para conhecer mais
PAULA, Pe. Antônio Pacheco de. Salesianidade. Brasília: Cisbrasil-CIB, 2008. (Literatura Salesiana, 1)