quinta-feira, 16 de junho de 2011


         Grupo de Teatro
     
    
      No Teatro somos convidados a nos expressar, a atua e a encarar um público. Eis que vos convoco: a expressarem o amor por Deus, pela família, pelo outro e por vocês; a atuarem no palco da vida sempre com um sorriso no rosto e quando não houver alegria, saiba que sempre haverá um ombro amigo aqui no Novo Lar; a encararem os obstáculos que a vida apresentar a vocês sempre com a face erguida e com o olhar voltado para o céu.



 Foto da semana 

Presença do Teatro no Retiro AJS/ Viamão
Video da semana
VALE A PENA VER ATÉ O FIM!






 Surpresinha: está semana o Teatro Novo Lar/ AJS, traz ao público uma visita ao futuro! O seu futuro! Um futuro de conquistas e vitórias, de reconhecimento e valorização... Vale a pena ver e fazer o video com o seu nome e foto e postar no orkut e outros. Clique e construa seu futuro!

Primeira Esquete Grupo de Teatro
O sequestro
O Grupo de Teatatro AJS escreveu sua primeira esquete. Retrata a hist´ria de sete princesas dos contos de fada, mas essa é diferente por possuir oito princesas na história. Foi baseado no filme "O Mistério de Feiurinha", mas o Grupo radicalizou a híistória. Vale a pena ler e apresentar, é conteudo infantil! Nossa primeira apresentação ocorrerá dia 11 de novembro na crechê Cisne Branco. A história é essa:
ERA UMA VEZ...
Sete princesas queriam o mesmo príncipe. (elas entram começam a se cumprimentar de forma falsa e se sentam).  Elas brigavam entre si, pois uma se achava mais linda que a outra. (Havia uma presença a mais na reunião: uma oitava princesa que chegará atrasada na reunião). Começaram a conversar sobre seus problemas particulares:
Branca de Neve desabafou que a vida com os sete anões estava um caos; a Bela vivia reclamava a respeito do seu casamento com a Fera; Rapunzel queria que seu cabelo fosse ondulado e também uma poção para que seu cabelo não crescesse mais; Cinderela tinha inveja de Rapunzel e indicou uma poção, só que a poção ia deixar o rosto dela verde e com bolinhas vermelhas; a Bela Adormecida havia dormido na reunião; Chapeuzinho Vermelho estava reclamando de seu peso, pois estava gorda e ainda assim não largava de sua cesta de doces; (Feiurinha era a sétima princesa e não deixava de falar da busca de seu grande amor, mas era a mais encrenqueira, chamando a Branca de Neve de Branquela azeda por querer o mesmo príncipe que ela. Todas se tratavam com cinismo desde o inicio do encontro.
O príncipe era o mais desejado nos Reinos e pelas princesas. De repente a 8ª princesa espirra e então é notada pelas outras que lhe perguntam o nome, e qual era seu interesse pelo príncipe. Eis que ela ergue a cabeça (estava de peruca e mascará) retira seus paramentos e diz:
-Todas vocês são belas! Porém o meu amor pertence a mais bela das belas, o seu cabelo é o mais lindo e perfumado, sua pele é suave como a neve, ela é meiga e delicada. (Todas estavam ansiosas para ouvir o nome da tal princesa, pois cada vez que ele falava uma qualidade elas se auto apreciavam). Ela é a (professora). Veja a beleza dela. Meu amor pertence somente a ela e é com ela que fugirei. (todas observavam com raiva e ciúme)
Eis que o príncipe se retira da platéia com a professora. A reunião se dá por acabada após a saída do príncipe. Porém as sete princesas se reúnem de novo e começas a tramar o seqüestro da professora, e dão um grito de guerra:
-Princesas unidas jamais serão vencidas! (Risadas)

                                                                                                                                             FIM!






MANIFESTO PRÓ TEATRO

Todos os dias do ano deveríamos festejar o dia mundial do teatro, porque nestes vinte séculos sempre ficou acesa a sua chama em algum canto da terra. O teatro sempre teve também a sua morte decretada, sobretudo com o surgimento do cinema, da televisão e agora com os meios digitais. A tecnologia invadiu os cenários e sufocou a dimensão humana. Tentou-se um teatro plástico, perto da pintura em movimento, e deixou-se de lado a palavra. Houve obras sem palavras, ou sem luz, ou sem atores, somente fantoches e bonecos instalados em cena, com múltiplos efeitos e luzes. A tecnologia tentou converter o teatro em fogos artificiais ou em espetáculos de feiras. Hoje assistimos a volta do ator na frente do espectador. Hoje presenciamos o retorno da palavra no palco. O teatro renunciou a comunicação de massa e reconheceu os seus próprios limites, impostos pela presença de dois seres defrontes um do outro, que se comunicam com sentimentos, emoções, sonhos e esperanças. A arte cênica está deixando de contar histórias para debater idéias. O teatro comove, ilumina, incomoda, perturba, exalta, revela, provoca, transgride. É uma conversação compartilhada com a sociedade. O teatro é a primeira das artes a se confrontar com o nada, as sombras, as luzes e a vida. O teatro é um fato vivo que se consome a si mesmo enquanto produção, mas sempre renasce das cinzas. É uma comunicação mágica na qual todas as pessoas dão e recebem alguma coisa que as transformam. O teatro reflete a angústia existencial do homem e vasculha a condição humana. Por meio do teatro, não falam seus criadores e sim a sociedade do seu tempo. O teatro tem inimigos visíveis: a ausência de verdadeira educação artística para as crianças, o que impede que estas o descubram e gozem de seus benefícios; a pobreza que invade o mundo, distanciando espectadores das poltronas, ora vazias; e como maior algoz, a indiferença e o desprezo dos governos que deveriam promovê-lo, com critérios mais democráticos. No teatro falaram os deuses e os homens, mas agora o homem fala para outros homens (mas Deus fala através dos homens. ministros representando sua nação - a celestial - vem reinar sobre as artes, representando o único Deus verdadeiro!). Por isso, o teatro tem que ser maior e melhor que a vida mesmo. O teatro é um ato de fé no valor de uma palavra sensata, num mundo demente ( levando luz e verdade a um mundo que vive em trevas). É um ato de fé nos seres humanos que são responsáveis pelo seu destino (não deixa de ser, se considerarmos o livre arbítrio. fé nos seres humanos acredito que seja olhar sob a ótica de um Pai que acredita neles e os enxerga como filhos em potencial). O teatro tem que ser vivido para se entender o que está nos acontecendo, para transmitir a dor que paira no ar, mas também para vislumbrar um raio de esperança (Jesus, a esperança do mundo) no caos e pesadelo cotidiano.
Vivam os que oficiam o ritual teatral!
Viva o teatro! 
 Cadeia das Drogas 
por Claucinei de Oliveira

       No dia 30 de setembro, o grupo de Teatro da AJS encenou a peça Cadeia das Drogas de Claucinei de Oliveira. A história é sobre um menino que conheceu o mundo das drogas e que depois encontrou a salvação em sua vida. O grupo teve a intenção de mostrar que muitos jovens que já passaram por esse problema, e outros que estão passando por isso hoje, devido as más companhias e talvez pela curiosidade de usar pela primeira vez a droga, mas podem encontrar uma saída.
       Logo após o teatro, os jovens presenciaram uma palestra que foi feita pela assistente social Cléo, do CRAS, e pelo senhor Crisantino e mais dois rapazes em reabilitação. O assunto foi sobre drogas, infrações e serviço social. A assistente social falou um pouco do trabalho do PEMSE e também falou sobre o ECA(Estatuto da Criança e do Adolescente). A palestrante falou sobre as medidas sócio educativas que são realizadas quando o jovem comete alguma infração, como pixação, roubo, vandalismo, entre outras coisas.
        Cléo comentou que não se deve, em hipótese alguma, experimentar drogas, quisquer que sejam elas, mesmo se for cigarro ou bebida alcóolica. Assim que a assistente social terminou a sua palestra, o senhor Crisantino falou sobre a Estética Automóvel, curso no qual é professor e que ainda é aplicado somente a jovens infratores.
           Para finalizar a palestra, um jovem testemunhou sobre a sua caminhada de reabilitação de um ato infracional que cometeu, mas já prestou serviço social e agora vai ser, junto com o senhor Crisantino,professor no curso de Estética Automotiva, procurando ajudar, assim, outros jovens que querem retomar seu espaço na sociedade.
Texto: Adriana(integrante do teatro)
Para ver o texto "Cadeia das Drogas": clique aqui! Para ver mais fotos da apresentação do Grupo de teatro: clique aqui! 

 

 










Calendário Segundo Semestre- Grupo AJS/ Teatro



NOVEMBRO
10/11- O Sequestro, na crechê Cisne Branco
DEZEMBRO
Especial de Natal








"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos."
Charles chaplin

"Mas os homens devem saber que só Deus e os anjos podem ser espectadores do teatro da vida humana."
Francis Bacon



COMUNIQUE-SE!

Olá amigos leitores do nosso Blog Comunique-se Online. Seja bem vindo a nossa página! Aqui você vai poder acompanhar nossas atividades do grupo e de toda AJS Novo Lar. Entre em contato conosco,sugira,deixe seu recado. desde já agradecemos sua visita


Comunique-se Online

Jeito jovem de comunicar a vida!