Empenhando-se no voluntariado, os jovens procuram e encontram um caminho que dá autonomia à própria vida e que anuncia, pelos fatos mais do que pelas palavras, que não serve viver se não viver para servir. A experiência de voluntariado juvenil pode se dar em três dimensões específicas:

O voluntário salesiano é um leigo jovem adulto que se coloca a serviço dos jovens e das classes populares, dedicando-os uma atenção prioritária, na linha da missão salesiana.

No esforço de buscar novos caminhos para a pastoral vocacional, a Inspetoria São João Bosco visa a oferecer à juventude a experiências de animação e orientação vocacional. Esse modelo, em geral, proporciona aos jovens a oportunidade de fazer uma experiência concreta da vida e missão salesianas, compartilhando e aprofundando sistematicamente o tema vocacional e de um acompanhamento mais cuidadoso e imediato.

Conhecidos como "ad gentes", os missionários voluntários trabalham nos modelos de vivência da dimensão laical em forma solidária com as necessidades humanas mais urgentes, sempre atentos ao surgimento de novos desafios e de novas pobrezas.
O empenho missionário "ad gentes" propõe ao voluntariado o amadurecimento da consciência de serem todos enviados; a abertura à mundialidade, à interculturalidade, ao diálogo inter-religioso e ecumênico, que valoriza a originalidade das diversas experiências religiosas e espaços de empenho direto na fronteira da evangelização.