O Comunique-Se Online entrevistou Perla Silva, a Assistente Social da Obra Social Novo Lar, para conhecermos mais sobre o trabalho da Assistência Social. Confira abaixo a entrevista.
"O Assistente Social tem um papel fundamental na educação: o de aproximar a família da escola." |
O trabalho do Assistente Social escolar começou em 1998, com as seguintes funções: prevenir conflitos, revolucionar consciências, instigar reflexões e debates sobre o papel da Escola na família, da educação e da sociedade. Garantir parcerias (redes), elaborar projetos de pesquisas, organizar programas educativos para qualificação de educadores e educandos, prevenir a evasão escolar.
Perla, como assistente social da nossa Obra Social, comente um pouco sobre sua colaboração e função no nosso espaço sócio-educativo.
Meu trabalho na Obra é de garantir os direitos dos educandos e seus familiares, tenho como função: elaborar e coordenar projetos sociais (Projovem Adolescente, Jovem Aprendiz, CONAB); acolhida (atendimento aos pais e comunidade); suporte técnico a equipe de educadores; assessoria as turmas; acompanhamento individualizado aos educandos; visita as famílias; participar das reuniões pedagógicas; matriculas e rematriculas; participação nos Conselhos Municipais, entre outros trabalhos junto ao setor administrativo (plano de ação e mapa da merenda).
Nos dias 5 e 6 de agosto, realizou-se a VII Conferência de Assistência Social do Município de Viamão, comente sobre a Conferência e como está organizado o Setor Social do nosso Município.
De dois em dois anos, o Município realiza a Conferência de Assistência Social com a participação das ONG’s, Governos e da Comunidade. Somos participantes do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS) desde 1998, para nós, é muito importante contribuir para a política de Assistência Social, trabalhamos para isso.
O Setor Social encontra-se organizado da seguinte forma: uma Secretaria de Assistência Social, quatro Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), um Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS) e um Conselho Municipal de Assistência Social, com quatro ONG’s com liberação para trabalhar com a política da Assistência Social. O Município precisa crescer muito na questão da Assistência Social, ainda há falhas, pois falta técnicos para desenvolver trabalhos.
Como você avalia a participação da comunidade local nesta VII Conferência?
Não tivemos a participação da comunidade, onde foi uma pena, seria o momento ideal de lutar pela política de Assistência Social, já que fazem uso da mesma. A comunidade não luta muito pelos seus direitos, isso é uma falha grande.
Nossa Obra Social Novo Lar sediou esse evento. Qual a importância em sediar um evento como esse?
O fato de estarmos lutando por uma causa justa e buscar mais políticas públicas para o Município, já que somos uma Obra que trabalha e realiza ações na área da Assistência Social.
Tivemos a participação dos jovens do Programa Jovem Aprendiz, programa do Novo Lar em parceria com a Empresa de Transporte Coletivo Viamão. Qual a importância desta participação juvenil?
É uma oportunidade que eles tiveram de conhecer como funciona esse sistema da assistência social e contribuir elaborando propostas, pois a assistência social trabalha com programas direcionados aos jovens, eles sabem de suas reais necessidades e o que eles querem para melhorar suas vidas, usando o conhecimento na vida futura em suas atividades gerais.
Jornalismo Comunique-Se