| Pe. Sebastião Camargo (1º esquerda) diretor do Novo Lar |
A Instituição Novo Lar de Menores, que teve o lançamento da sua pedra fundamental no dia 17 de dezembro de 1955 com o objetivo de recuperar jovens delinquentes. O Novo Lar de Menores começou a funcionar no início de 1957 com os primeiros seis menores encaminhados pelo Juizado de Porto Alegre. No início foi animado pelo clero com a presença das Irmãs de Jesus Crucificado, mas, em 1962, Dom Vicente convenceu os Superiores Salesianos da Itália a assumirem a iniciativa.
O trabalho da congregação iniciou em 15 de janeiro de 1963, com a implantação de um novo Método denominado Sistema Preventivo de Dom Bosco. O trabalho teve auxílio das Irmãs Filhas de Maria Auxiliadora. A partir da década de 80 passou envolver as famílias dos jovens em situação de vulnerabilidade no trabalho de recuperação e preparação para a vida.
Hoje o lar oferece serviços de Assistência Social, oficinas sócio-educativas, atividades de formação e centro juvenil de orientação espiritual. Sua missão é acolher, educar e evangelizar os jovens em situação de vulnerabilidade social. Todo o atendimento é gratuito e realizado pelos padres salesianos e profissionais leigos que, há mais de quatro décadas, desenvolvem um trabalho preventivo para formar bons cristãos e honestos cidadãos.
Os prêmios foram entregues por Dom Remídio José Bohn, bispo nomeado da diocese de Cachoeira do Sul, Monsenhor Tarcísio Scherer, Vigário Geral da Arquidiocese de Porto Alegre e por dom Dadeus Grings, arcebispo metropolitano de Porto Alegre.
O Mérito Cardeal Scherer foi instituído nas festividades do Centenário de nascimento do Cardeal Dom Vicente Scherer, que nasceu em Bom Princípio (RS), no dia 3 de fevereiro de 1903.


