Evangelho (Mateus 9,14-15)
Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2012
Sexta-feira depois das Cinzas
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 14os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram:
“Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?”
15Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
1 – Jejum e Oração... Esse binômio exerce efeitos benéficos sobre o corpo e sobre a alma. Todavia, como podemos encontrar no livro do Profeta Isaías 58,1-9, se o jejum não for acompanhado de excelentes obras, Deus nem escutará nossos pedidos. Aliás, torna-se impossível fazer um jejum bem feito sem a oração e boas obras. O verdadeiro jejum que Deus gosta, é nossa coerência de vida, é a superação do nosso egoísmo, é a nossa capacidade de interagir para promover a vida. Fazer jejum do estômago tem grande valor, mas, jejuar a língua, os pensamentos, os olhos e certas ações mesquinhas, não perde nada em seu teor sagrado. É bom que se diga que o jejum deve ser visto sempre na ótica do desejo de conversão e da solidariedade. Do contrário, ele perderia sua finalidade maior: o crescimento na espiritualidade. Jamais esquecer que um verdadeiro jejum deveria ser sempre acompanhado pelo Espírito Santo, que nos fortifica na decisão de fazê-lo com determinação e coragem. O jejum e a oração nos colocam numa atitude de humildade diante de Deus. Necessitamos fortemente de sua ajuda. O Espírito Santo de Deus, vendo o nosso propósito reto e firme, ficará feliz em ser nosso Companheiro de caminhada. Jesus recomendou o jejum: Mateus 6,16-18; 9,14-15. Compete a nós definir o momento de fazê-lo e, como fazê-lo... O que queremos com o jejum? Uma graça especial? Uma cura? A solução para um problema difícil? A libertação interior? O crescimento na santidade de vida? A superação do egoísmo? Jejum não é obrigação, imposição, ou, rigorismo religioso. É, sim, um grande recurso espiritual que, para quem já conseguiu provar deste recurso, nunca mais deixará de fazê-lo, com alegria e, secretamente.
Oração
Senhor Jesus, tenho certeza que somente Tu és a fonte sagrada da verdadeira alegria e felicidade. Nestes momentos difíceis pelos quais passo, quando parece que não tenho mais condições de ver luz no fim do túnel; quando a tristeza, a angústia e a dor parecem dominar-me, transborda meu coração com Tua santa alegria e felicidade. Ajuda-me a superar o homem velho, pecador, perverso e egoísta que mora dentro de mim mesmo. Concede-me a graça de me revestir pra valer do Homem novo, que és Tu Jesus, que me dá a vida verdadeira. Renova-me com a lei nova do Teu amor misericordioso. Restaura-me com Teu perdão, com Tua acolhida e com Teu entendimento das minhas fraquezas humanas. Ajuda-me, Jesus, a fazer jejuns saudáveis, para crescer no autodomínio, na espiritualidade e na santidade de vida. Que a eficácia do meu jejum feito por amor, também como superação do egoísmo, me ajude a ser cada vez mais forte, para lutar na defesa da vida. Amém.
---------------------------------------------------------------------
- Deus me abençoe e me guarde. Amém.
- Ele me mostre a sua face e se compadeça de mim. Amém.
- Volte para mim o seu olhar e me dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-me Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-------------------------------------------------------------------
Desejo-te um excelente final de semana. Não deixes de participar da Eucaristia ou do Culto dominical. Que esta quaresma, preparação para a Páscoa da Ressurreição, seja-te motivo de muito crescimento interior. Já fizeste algum propósito de mudança? Faça-o! Colherás frutos muito significativos para tua vida espiritual.
Com muita estima,
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco
--------------------------------------
Pe. Renato dos Santos
Av. Cel. Lucas de Oliveira, 845
Mont' Serrat
94440-011 - Porto Alegre - RS
-------------------------------------
Fones:
(51) 3331 4799
(51) 8124 6248
Facebook: Renato Dos Santos
Twitter: @SantosRenatodos
Linkedin: Padre Renato dos Santos
-------------------------------------
Lema Sacerdotal: "Ai de mim se não evangelizar". 1Cor. 9,16
lembrete da redação Comunique-se!
olá amigos. a partir de agora normaliza-se as postagens da liturgia diária!boa leitura a todos