Foto: Sara Moraes |
O Comunique-Se realizou no dia 25 de abril uma entrevista com Padre Sérgio
responsável Pastoral do Novo Lar,
ele nos revelou o verdadeiro sentido da Páscoa
e as suas expectativas para a AJS deste ano. Confira abaixo a entrevista!
O que você espera da AJS para o ano de 2011?
Espero que AJS neste ano seja um momento muito importante para que os jovens possam se encontrar e se relacionar nos grupos de interesse, que seja um espaço aberto de crescimento pessoal e em grupo, um ambiente que se cresça na espiritualidade salesiana e que sejam jovens protagonistas da própria história e atuantes aqui no Novo Lar também.
Os grupos estão iniciando sua caminhada e estão constituindo seus objetivos e estratégias, acredito que eles estão se esforçando para cumprir os seus objetivos.
Estamos na semana da Páscoa, o que a Páscoa representa a você?
A palavra páscoa quer dizer passagem, no sentido cristão a páscoa quer dizer passagem da morte para a vida, acredito que a páscoa é um momento importante de parada, de pensar na própria vida e refletir a partir do mistério de Cristo que venceu a morte para uma vida nova. Acho que é um momento para a gente também morrer para as coisas que fazem mal para a vida , para as coisas que não nos dão a vida.
A celebração que o Novo Lar possibilitou para todos educandos, desde os pequeninhos da manhã até os educandos da tarde, tinham como objetivo justamente esse: que as pessoas percebessem o verdadeiro sentido da Páscoa, que não é só chocolate e presentes, mas para pensar um pouco na vida e naquilo que Cristo sofreu, morte, sua paixão mas que não parou na cruz, mas nos deu uma nova vida. Penso que as celebrações ajudaram as pessoas a pensar melhor que a Páscoa deve acontecer no dia-a-dia da gente. As participações na celebração foram ótimas na grande maioria, acho que possibilitou sim esse crescimento entre os educando e nós educadores .
Alguma mensagem que você queria deixar?
Gostaria de dizer aos jovens que participam da AJS, que AJS é um caminho sem volta, no sentido de apaixonar-se pela vida, pelos Senhor da vida, quer dizer assim que nós jovens da AJS podemos ser cada vez mais protagonistas da própria vida, e não se deixar influenciar pelo que a sociedade diz, pela proposta de vida vazia, mas que queremos dar um verdadeiro sentido a própria vida, a própria existência. Que a participação na AJS seja momento de crescimento no ponto de vista de relacionamento humano, da espiritualidade salesiana e também do protagonismo juvenil.
ANA PAULA
REPÓRTER COMUNIQUE-SE