domingo, 17 de julho de 2011

HOMILIA DIÁRIA



Neste espaço,  Pe Renato dos Santos, Salesiano de Dom Bosco, partilha diariamente com você uma reflexão sobre o Evangelho do dia.
Nosso objetivo como "Equipe Comunique-se" é anunciar a Boa nova a todos os povos. Desejamos a você uma ótima leitura orante da Palavra de Deus.




Evangelho (Lucas 19,41-44)


— O Senhor esteja convosco.


— Ele está no meio de nós.


— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.


— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 41quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: 42“Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, isso está escondido aos teus olhos! 43Dias virão em que os inimigos farão trincheiras contra ti e te cercarão de todos os lados. 44Eles esmagarão a ti e a teus filhos. E não deixarão em ti pedra sobre pedra. Porque tu não reconheceste o tempo em que foste visitada”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.


Reflexão
1 – A cena que podemos ver no Evangelho de hoje é muito forte. É comovente. Jesus chora. Deve ter chorado de tristeza por ter trazido tamanha dose de amor e misericórdia e não ter sido aceito. Acredito que o pensamento mais importante que podemos discorrer hoje, partindo do texto bíblico, versa justamente sobre nossa capacidade de acolher ou não a Jesus, como Senhor de nossas vidas. O povo de Jerusalém não quis saber de acolher Jesus. Eles, simplesmente, não queriam que Ele reinasse sobre suas vidas. Contudo, abrir as portas da cidade até que é fácil. O difícil é mesmo abrir as portas do coração. Para que essa abertura do coração aconteça, se faz necessária muita humildade, desprendimento e renúncia de si próprio. Como andamos muito orgulhosos e cheios de esquemas mentais pré-formulados, não damos mais o devido espaço par Deus agir em nossas vidas.

--------------------------------------------

2 – Jesus, homem de afeto, de sentimento e sensível, não se sente constrangido de chorar pela cidade de Jerusalém, que seria totalmente destruída. E o povo estava literalmente cego. Não conseguia ver em Jesus este Alguém que dá o verdadeiro valor e sentido à nossa vida. Jesus é o Príncipe da paz. Ele poderia dar a verdadeira paz para Jerusalém que, desde tempos remotos, vive em conflitos infindáveis: “Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, isso está escondido aos teus olhos”! Infelizmente não reconheceram o tempo em que foram visitados pela verdadeira vida e pelo verdadeiro amor, que era Ele mesmo, Jesus Cristo. Ele tinha um desejo imenso de apoderar-se do coração daquele povo que, inclusive, eram seus co-nacionais.

---------------------------------------------
3 – Penso que o segredo de tudo, ainda hoje, consiste em sabermos aceitar interiormente as manifestações do Espírito Santo, que continua falando na consciência de todas as pessoas. O grande exercício possível e necessário é sabermos, responsavelmente, buscar Sua Palavra na Sagrada Escritura e escutar interiormente a Sua voz que fala amorosamente dentro de nós. Isso é difícil, pois andamos muito atarefados e ensimesmados com nossas “grandes” preocupações. Não temos mais tempo para Ele. E assim vamos perdendo a graça de reconhecer a Sua constante visita em nossas vidas. Com muita facilidade nos isolamos em nós mesmos e não reconhecemos mais a dor e o sofrimento das pessoas que clamam ao nosso redor. Precisamos parar de ter o umbigo como centro do mundo. Cristo continua a bater em nossas portas através de cada pessoa que nos procura para desabafar, pedir socorro, solicitar alguma ação solidária, etc...

-----------------------------------------------
Oração

Senhor Jesus, fonte misericordiosa de sentimento e compaixão, olha profundamente para mim com Teu olhar misericordioso e compassivo. Cura-me da insensatez e de todas as doenças que me fazem ser indiferente ao Teu projeto de amor. Faze-me cidadão convicto da minha responsabilidade em viver na cidade terrena com humildade e agindo solidariamente. Nada venha a ocupar em meu coração o lugar que pertence somente a Ti, Deus único e verdadeiro. Elimina em mim todo orgulho e todo esquema pré-fixado que não me deixam ser totalmente Teu. Quero, retamente, acolher-Te como Senhor de minha vida, com todo afeto e gratidão. Permite-me saborear diariamente, em minha família, em meu ambiente de trabalho e em minha comunidade, o insubstituível dom da paz. Amém.

-----------------------------------------------
- Deus me abençoe e me guarde. Amém.

- Ele me mostre a sua face e se compadeça de mim. Amém.

- Volte para mim o seu olhar e me dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-me Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-------------------------------------------------
Tenhas um dia muito abençoado.
Forte abraço.
Padre Renato - SDB
 
Contato:

Pe. Renato dos Santos
Av. Cel. Lucas de Oliveira, 845
Mont' Serrat
94440-011 - Porto Alegre - RS
Fones:
(51) 3331 4799 begin_of_the_skype_highlighting            (51) 3331 4799      end_of_the_skype_highlighting begin_of_the_skype_highlighting             (51) 3331 4799 begin_of_the_skype_highlighting            (51) 3331 4799      end_of_the_skype_highlighting      end_of_the_skype_highlighting 
(51) 8124 6248 begin_of_the_skype_highlighting            (51) 8124 6248      end_of_the_skype_highlighting begin_of_the_skype_highlighting            (51) 8124 6248 begin_of_the_skype_highlighting            (51) 8124 6248      end_of_the_skype_highlighting      end_of_the_skype_highlighting 
Facebook: Renato Dos Santos
Twitter: @SantosRenatodos
Linkedin: Padre Renato dos Santos

COMUNIQUE-SE!

Olá amigos leitores do nosso Blog Comunique-se Online. Seja bem vindo a nossa página! Aqui você vai poder acompanhar nossas atividades do grupo e de toda AJS Novo Lar. Entre em contato conosco,sugira,deixe seu recado. desde já agradecemos sua visita


Comunique-se Online

Jeito jovem de comunicar a vida!